No coração da Emilia Romagna, imerso nas esplêndidas terras da histórica “propriedade Savignano sul Rubicone”, estendem-se os vinhedos que circundam o Castelo de Ribano e de onde nascem os grandes vinhos de Spalletti Colonna di Paliano.

A propriedade possui uma tradição secular que começa já em 1500, quando os seus vinhos restringiam aos monges Classensi de férias no Castelo de Ribano, sec. XI. 

Desde então, a vocação da região para a arte de fazer um bom vinho foi transmitida na família e, assim, permaneceu intacta.


        


No centro da propriedade Savignano fica o Castello di Ribano, o local onde o Conde Giulio Rasponi fundou a vinícola em 1875. A propriedade é legada à sua filha Eugenia que a entrega à sua neta Contessa Gabriella Rasponi.

Casada com o Conde Venceslao Spalletti, cinco filhos nascem da união, um dos quais Giambattista herda a propriedade e adega Savignano. Este último casou-se com a Condessa Teresa Ruffo e nasceu Venceslau, Ludovica e Maria Luísa.

A condessa Maria Luisa é casada com o príncipe Oddone Colonna, herda a propriedade e a dá ao seu único filho Giovanni.

O príncipe Giovanni Colonna di Paliano é o atual proprietário da propriedade Savignano, que sempre a administrou com cuidado e atenção e com visão ampliou os vinhedos e construiu uma nova e tecnológica adega, inaugurada em 2005, um local onde todas as etapas da vinificação gozam de uma perfeita e rigorosa harmonia entre si, potenciando todas as suas melhores potencialidades.

A maior parte das terras da propriedade Savignano é dedicada exclusivamente à viticultura e, em particular, a Sangiovese, Albana, Bombino Bianco, Cabernet Sauvignon e Franc, Riesling, Chardonnay e Merlot.




As razões para uma produção tão grande e prestigiosa residem numa combinação de elementos: com mais de 5.000 plantas por hectare, clones de vinhas cultivadas em solos particularmente adequados, fertilização modesta e adequada, desbastes para conter e otimizar a produção, fermentação com leveduras selecionadas e controle máximo em uma adega tecnologicamente avançada.


        


A característica sensorial dos vinhos de Spalletti Colonna di Paliano é o resultado de um caminho humano e tecnológico apurado estudado nos mínimos detalhes para garantir um produto acabado de excelência.

Fonte: o produtor