Enoturismo para quem não tem familiaridade com o termo, nada mais é do que o turismo dedicado ao universo dos vinhos.

No Brasil, o consumo de vinhos vem aumentando ano após ano, passando de 22 milhões de consumidores para 50 milhões, nos últimos 10 anos.

Vários foram os fatores que contribuíram para este considerável aumento, e, entendemos que dentre eles está a melhora na qualidade dos vinhos nacionais, ainda um pouco caro, e a diversidade de bons vinhos importados, nos mais variados preços, que têm desembarcado em todo o território nacional. Muita coisa bacana, é só ter paciência e procurar. 

A pandemia certamente foi outro grande fator de contribuição para este aumento do consumo! As vendas de vinho dispararam em todo o Brasil!

        


E, juntamente com o consumo de vinhos, cresce a procura pelo enoturismo. A maioria dos consumidores não se limitam apenas a comprar uma garrafa, chegar em casa, abrir e beber! 

O turista/visitante não viaja atrás apenas de uma garrafa de vinho, seja lá qual for a nacionalidade...  vai em busca de muito mais... cultura, lazer, prazer, novas experiências.


        


Em nossas andanças pelo mundo afora, identificamos que cada vez mais, a maioria dos produtores estão oferencendo aos turistas, muito mais do que uma simples taça de vinho.

É visível a preocupação com a melhora das estruturas e do serviço, voltados para o enoturismo, por muitos produtores. O vinho, que em alguns lugares era a estrela, está virando um plus, de tantas atividades entregues em uma única visitação.

Lua de mel ou aventura em família, enoturismo é sempre uma boa opção. 

Uma dica importante antes de embarcar: troque informações com quem já foi. Assim como têm muitos produtores preocupados em melhorar o atendimento para receber o enoturismo, existem algumas verdadeiras "furadas"!

Para nao cair na "pegadinha do malandro", peça ajuda sempre... e um ótimo passeio!