IDENTIFICANDO AROMAS - By Rafaela Xavier
Cena comum: o vinho é servido, as taças são empunhadas para serem saboreadas, mas logo após o brinde, alguns do grupo, ao invés de levarem a bebida aos lábios, levam ao nariz, se deliciando com os aromas exalados pela bebida.
Se você se pergunta o porquê disso, fique tranquilo que podemos te explicar!
Uma das maneiras mais utilizadas para facilitar a identificação dos aromas do vinho tinto, rosé ou branco é a classificação inicial do aroma por família (frutas, flores, picante, vegetal, madeira etc) para depois ir detalhando até chegar ao aroma em si (cereja, flor de laranjeira, mentol, grama cortada, defumado etc).
O método mais prático para ajudar a fazer essa caracterização é a roda de aromas (aroma wheel) da química americana Ann Noble. Ele é conhecido por conter todas as categorias e componentes aromáticos dos vinhos. A terminologia dele é padronizada e usada por profissionais e amadores.
A roda de aromas do vinho (aroma wheel) em inglês está disponível na internet com facilidade, mas traduzi ela para português para vocês.
Como são classificados os aromas dos vinhos?
Assim como as cores são distribuídas em um círculo cromático, existem rodas “olfativas” com os aromas dos vinhos.
Tal como as cores, estes aromas são padronizados como primários, secundários e terciários ( vamos falar de cada um deles em um outro post).
Bem…a maneira correta de sentir aos aromas da bebida é com delicadeza.
Intensidade em demasia só vai trazer o cheiro do álcool ao nariz que, mais potente e volátil do que os demais, com certeza irá se sobressair.
Absorver lenta e suavemente a cada um dos aromas que o vinho exala é a melhor maneira de identificá-los.
Girar levemente a taça serve para aerar o vinho e liberar os seus aromas.
A quase modesta girada na taça pode sim auxiliar a aeração e liberação de aromas nos tintos e brancos, mas jamais deve ser realizada em espumantes, pois extermina com as bolhas, que são o seu principal difusor aromático.
Reconhecer estes aromas não é difícil, requer apenas prática e paciência.
Se permita a essa experiência que te leva a uma viagem aromática sem igual!
#santé
1 Commentário(s)
Pq não colocou homens ao invés da loira ?
Vá chupa Muriel
Deixe um comentário