Montalcino é uma pitoresca cidade situada na região da Toscana, na Itália, mundialmente famosa por produzir um dos vinhos mais prestigiados e renomados: o Brunello di Montalcino. Além de sua rica herança vinícola, a cidade oferece uma combinação única de história, cultura e belezas naturais.
           Com 243 quilômetros quadrados, possui uma paisagem repleta de colinas ondulantes, com os inconfundíveis ciprestes ao longo das estradas, vinhedos bem cuidados e olivais, criando um cenário idílico, típico da Toscana.
               A cidade de Montalcino tem uma população estimada em torno de 5.000 habitantes. Essa pequena comunidade vive em harmonia com a tradição vitivinícola que define a região, preservando métodos de cultivo e produção que remontam a séculos.


        

             O nome "Montalcino" tem uma origem misteriosa: alguns acreditam que deriva de Mons Lucinus, uma montanha dedicada à deusa romana Lucina (Juno). No brasão do Município de Montalcino é visível uma azinheira sobre três montanhas.

            Outros, no entanto, e é opinião amplamente aceita, ligam-no ao Mons Ilcinus (Monte dei Lecci) referindo-se à forte presença de azinheiras (ilex, ilicis). 



        
            

                     Em 1966 Brunello di Montalcino tornou-se um vinho DOC e no ano seguinte foi criado o Consórcio Brunello di Montalcino. Em 1980 tornou-se a primeira Denominação de Origem Controlada e Garantida DOCG e a partir desse momento, todas as suas garrafas são lacradas com um selo estatal que garante a sua origem.
               
      Para quem tem pouca familiaridade com os vinhos italianos, Brunello di Montalcino não é um vinho produzido por um único produtor, é uma DOCG, e lá em Montalcino, existem algo em torno de 220 produtores de Brunello.
              
 Mas atenção, o simples fato de estar em Montalcino e ser produtor de Brunello não é garantia de um ótimo vinho! Já provamos Brunello de mais de 100 produtores, e, temos como meta, provar ao menos um exemplar de todos eles. 
            
        Os produtores, precisam preencher os requisitos estabelecidos pelo Consorzio Brunello di Montalcino - www.consorziobrunellodimontalcino.it, porém, na nossa opinião, alguns poucos, mesmo que preenchendo esses requisitos, e, ganhando o rótulo Brunello di Montalcino, são bem simples. A esmagadora maioria, são vinhos espetaculares!


ONDE COMPRAR



                     Em Montalcino, várias são as enotecas espalhadas pela cidade, onde você pode provar mais de um produtor, e comparar.



        

             No alto de Montalcino, tem a Fortezza, com uma enoteca bem bacana dentro, e, pagando 5 euros, você sobre na muralha, de onde terá uma visão privilegiada de Montalcino.



        

                              Outro passeio imperdível, é de carro pelas colinas de Montalcino, visitando as vinícolas. Muitas delas você só consegue visitar com agendamento. 

                   Dá para fazer o passeio em 1 dia? Visitar a cidade e conhecer uma ou duas vinícolas dá tranquilamente para fazer em um único dia. Se tiver tempo, e o orçamento permitir, vale a pena conhecer os mais variados hotéis na região e ficar mais uns dias. 

    
         
                 Se estiver por lá e não reservou nada, não se preocupe! Com um mapa físico nas mãos, isso é muito importante e ajuda na escolha, aponte o dedo para alguma vinícola, e bom passeio!



    
             
             A região é pequena, e, ao chegar em uma vinícola, e só aceitarem visitação com reserva, é muito simples: entra no carro, olha no Mapa, digita no GPS a próxima, e “boralá”, em poucos metros estará no vizinho. Na maioria delas, será atendido pelo produtor!

Fonte: www.consorziobrunellodimontalcino.it