Este é um tema recorrente: onde comprar vinho lá na Italia? Qual a melhor loja? Comprar na vinícola, loja na rua ou em site?

O enoturista que chega pela primeira vez na Itália, com certeza fica encantado com a quantidade de lojas de vinho que encontra por lá, e, principalmente,  a variedade em cada loja... sem falar nos preços, mas este será tema para outro post.


     


Pois bem, está de passagem por uma cidade italiana, chegou em uma loja, achou um vinho bacana: compre! 

Se a viagem continua, e muda de região, dificilmente irá encontrar esse vinho em outra loja. O comércio lá é, na esmagadora maioria das lojas: cada um vende vinho da sua região e "ponto final"! 

Não é uma regra, mas a dica aqui é para não ficar decepcionado se estiver em uma cidade, procurar um vinho que tomou na noite anterior em um restaurante, em outra cidade, e não encontrar.

Por isso, gostou do vinho, quer trazer na mala, não perca tempo achando que vai encontrar em outra loja mais barato. O preço varia muito pouco nas lojas por lá. Pode comprar, porque o arrependimento depois será mais caro.

Para quem gosta de procurar vinhos de uma forma mais tranquila, no conforto de casa, uma boa opção é comprar em sites de vinhos, antes da viagem.

O VINO.COM é um deles. Escolha tranquilo, e, depois da compra,  mande entregar no hotel onde ficará hospedado. O serviço é confiável, e os preços são excelentes, além das várias opções das mais variadas regiões da Itália.

Outro local bacana, é a rede de lojas SIGNORVINO, a qual você encontra nas principais cidades italianas.

Esta é uma das poucas lojas que você irá encontrar vinhos de todas as regiões. O ambiente é muito agradável, e, em todas as que já visitamos nas cidades de Verona, Bolonha e Milão, tinha um restaurante que não é caro, com uma carta de vinhos completa.

Se estiver em cidade que tem a SIGNORVINO, vale a pena dar uma conferida! Tem uma opção, para acompanhar a refeição, o vinho secreto, que você pede às cegas e o garçom só te revela ao final.. é divertido!

                                  

Claro, existem alguns vinhos que você só consegue comprar dentro da vinícola, ou, por uma questão de hábito, preferência pessoal, só compra dessa forma. Maravilha! Comprar o vinho das mãos do produtor, e ouvir a história por trás daquela garrafa, é impagável! 

As lojas espalhadas pelas cidades na Itália, também são sempre uma ótima opção, mas lembre-se o que falamos acima, na maioria delas, somente vinhos da região. Nessas, a dica do vendedor é sempre certeira, fale o valor que quer gastar na garrafa, que não tem erro!

Último lembrete: você está na Itália, maior produtor de vinhos do mundo, alternando com a França este posto... então se procura vinho espanhol, francês, português, ou qualquer outro, vai ter que procurar muito, se encontrar!