O Projeto Vantorosso nasceu em 2015, do encontro entre Vanni Pasquali, um piloto de corridas de prestígio e sucesso, e o saudoso Franco Allegrini, seu amigo, de longa data e grande produtor do vinho na Valpolicella. 


Franco era o proprietário da Allegrini Estates. Vanni é um piloto de rally e de teste de carros esportivos, aposentado. Um campeão das corridas e na vida. Sua história é um caminho de sucesso, acelerado pela perseverança e ambição, velocidade esta que trouxe para o projeto - VANTOROSSO. "Depois de uma corrida com meu amigo Franco, nas colinas de Montalcino, olhei em volta e disse o quanto gostava dos vinhedos e das colinas suaves da Toscana. E ele respondeu: "Você também pode cultivar sua terra e fazer seu próprio vinho."


“Imediatamente pensei na casa da fazenda no vale do Fumane, em Valpolicella Classica, cercada por uma floresta não cultivada e iluminada pelo sol. Teria sido meu novo desafio. ”


Vanni recupera o terreno e planta novas vinhas, instala-se na Villa Venini, que pertencia, no final do século XIX, ao grande empresário vitivinícola Cesare Trezza.


Com Vanni, sempre esteve presente que “a relação do homem com a vinha é muito diferente daquela do motorista com o carro. Entendi que é preciso respeitar os tempos da natureza, que a direção não está apenas nas mãos do homem. São necessárias habilidades de paciência, sensibilidade e observação. Humildade, aplicação e constância. Posso não ser o enólogo mais experiente, mas tenho claramente em mente o vinho que quero fazer. " 


                                   


O nome Vantorosso é uma referência à paixão e relação com uma famosa montadora italiana. “Vanto” no sentido de sonho e desafio, de ambição de fazer o bem, de desejo de que este projeto continue para além de quem o iniciou.


"O único "orgulho" que eu gostaria é de ter dado uma nova vida à terra do meu pai. "

  

Vinícola boutique, localizada há 15min. à partir de Verona,  produz 40.000 garrafas por ano, de vinhos com altíssima qualidade, tendo os seguintes rótulos disponíveis, e importados exclusivamente para o Brasil, através do MundoBacco: Amarone, Amarone Reserva, Ripasso, Valpolicella Clássico. Em breve o premiado Ricioto, e azeites!


Desde o primeiro contato com os vinhos produzidos por Vanni, isso na Vinitaly 2019, embarcamos nesse projeto e trabalhamos incansavelmente para trazer esses vinhos ao Brasil. Vinhos diferenciados, únicos, produzidos de forma artesanal, qualidade impressionante!

            

Em janeiro de 2021, superadas todas as dificuldades impostas pela pandemia, no quesito comércio internacional de produtos, enfim, desembarca por aqui, a primeira importação dos vinhos Vantorosso. E, como não poderia deixar de ser, sucesso de vendas!


                 


Hoje, Vanni além de parceiro comercial, virou um grande amigo, ao qual só temos a agradecer por toda a ajuda que nos deu lá na Itália, durante a pandemia.

Sem ele, dificilmente teríamos conseguido concluir o processo de importação no ano de 2021!!! 


Grazie mille amico mio!