O barril de origem francesa, com capacidade para 225 litros, que pode atingir um máximo de 228 litros. Graças ao seu tamanho reduzido, esses barris permitem maior oxigenação, permitindo que o vinho ou destilado obtenha melhores sabores e aromas. Em suma, para se tornar um produto de maior qualidade.

Geralmente, os mais apreciados e utilizados são os barris de carvalho, de tempero médio, provenientes das florestas da França e da Europa Central, mesmo que haja uma boa produção nos Estados Unidos.

O carvalho francês é um dos mais utilizados por sua alta qualidade, geralmente vem de regiões como Borgonha ou Aquitânia e é capaz de dar as notas de baunilha.

Como nasce um barril? 

Antes de ser montado o barril, a madeira passa por um processo chamado Chauffe ou tostada, e consiste em passar por uma fogueira diretamente na parte interna da madeira. Dependendo da intensidade da chama e da duração do processo, a tostada pode ser de vários tipos: leve, médio, médio intenso, intenso. Obviamente, a tostada diferente afetará os aromas que desenvolverão o vinho ou o destilado colocado para descansar no barril. Mas antes desse processo Depois que a madeira é trabalhada, o barril é construído, o carvalho é cortado em tábuas e cerca de 25 a 30 delas são usadas para cada barril, articuladas com duas hastes de metal.