LOMBARDIA - ITALIA
Com sua capital Milão, Lombardia é a região mais importante economicamente, e populosa da Itália, algo em torno de 10.000.000 de habitantes.
Ainda, é uma das regiões mais industrializadas da Europa, contribuindo com 1/5 do produto interno bruto italiano, e renda per capta que supera em 35% a média européia.
Desde 1988 a Lombardia é parceira da rede internacional da Four Motors for Europe (todas as informações consulte www.4motors.eu) - juntamente com Baden-Wrttemberg (terceiro maior dos estados alemães), Rhone Alpes (segunda região com maior população da França) e Catalunha (sua localização estratégica na Espanha, fez dela uma posição de primeira linha como porta de entrada para o Sul da Europa). Todos os dados econômicos você encontra em www.asr-lombardia.it.
A viticultura na Lombardia remonta à época do comércio de vinhos entre gregos e etruscos.
O vinho sempre foi importante na região, exemplo disso é que Pavia e Brescia já tinham criado consórcios para seus vinhos, mesmo antes do nascimento das D.O.C’s em 1963-1966.
Possui aproximadamente 30.000 hectares de vinhedos, sendo as várias áreas vinícolas relativamente distantes umas das outras, e com características diferentes, tanto do solo como do clima, desde a zona montanhosa no norte até as colinas, passando pelo Vale do Pó e áreas do Lago Garda para o sul.
A área montanhosa é fortemente explorada. Apenas um vale corre longitudinalmente, o Vale de Valtellina, com seus vinhedos sendo mais expostos à luz solar, apesar do ambiente montanhoso.
Esta exposição permite uma melhor utilização das poucas horas de sol, o que permite que o Nebbiolo (nascido na Valtelina, e somente 200 depois apareceu no Piemonte) amadureça totalmente em condições geralmente frias.
Uma das mais importantes DOCG da Lombardia, e uma das mais famosas do mundo, é a de Franciacorta na área do Lago Iseo, na província de Brescia.
Para quem ainda não provou um Franciacorta vale o investimento, é simplesmente espetacular... sucesso é tão grande que na Vinitaly (maior feira de vinhos do mundo, que ocorre todos os anos na cidade de Verona), se não chegar cedo, para quem não possui horário agendado, vai ter que encarar longas filas para ter contato com um produtor de Franciacorta, se conseguir!!!
Fonte: Federodoc; www.regione.lombarida.it.
Deixe um comentário