Trentino-Alto Adige é formada por duas províncias autônomas, com língua e administrativamente separadas: Trentino no sul, e no norte, Alto-Ádige.


        


A região não manda os impostos para Roma, administram tudo por lá, conforme o acordado, quando anexada à Itália.

Viajando pela região, é muito fácil identificar os benefícios desse tipo de administração.

Trentino - é quase inteiramente de língua italiana, enquanto Alto-Ádige é predominantemente de língua alemã, característica bem definida, fato este devido a ser parte do Império Austro-Húngaro até 1919.


        


Região montanhosa com cerca de 14.000 km². O clima varia muito de área para área, com inverno muito frio, o que faz do cultivo de uvas, um grande desafio aos produtores.

As correntes de ar quente alpino, ajudam a afastar doenças da videira e doenças fúngicas. Os solos são ricos em minerais. Por onde andamos, muito basalto!


        


Uvas tintas nativas: Marzemino (Isera e Seresi); Teroldego Rotaliano (Teroldego DOC); Schiava (variantes Grigia, Grossa e Gentile) na parte norte perto dos limites provinciais com o Alto Adige (DOC Valdadige). Na área de Trento há também Pinot Gris, Pinot Noir e Cabernet.

As castas brancas mais cultivadas são as Chardonnay e Pinot Blanc, que são utilizados com Pinot Noir na produção de método clássico espumante vinho Trento DOC.


    


Das colinas de Isera, cidade ao norte de Trentino Alto-Ádige, trouxemos na nossa primeira importação, os excelentes vinhos da Cantina d’Isera, vale a pena provar!