História e Tradição

     Os vinhedos cultivados desde a época romana estão por todo o caminho. Região com muita história, com influências francesa e alemã na viticultura e gastronomia. Estivemos na região em junho,  clima estava muito agradável, o que facilitou, e muito, as visitas. 


Onde ficar?

  Optamos pela simpática e charmosa Obernai. A partir dela, seguimos a rota desde Marlenhein até Colmar. Fizemos esse percurso em 2 noites, 3 dias. No domingo, fomos até Nothalten, parando em toda e qualquer porta aberta (nesse dia poucas estavam abertas), mas conseguimos provar alguns vinhos da região. Retornamos para Obernai. Para nós, brasileiros, acostumados com viagens terrestre longas, voltar e dormir no mesmo hotel, 2 noites seguidas, é mais fácil que trocar de hotel e seguir adiante. 

         Na segunda-feira, o caminho de 320 km até a Beaune, nossa próxima parada por 5 dias, fizemos em 12 horas. Depois de Colmar, fizemos um pequeno desvio e entramos na Alemanha. Descemos até Basel, na Suíça, cidade de onde um simples boleiro sairia de lá para ganhar o mundo - Roger Federer. Paramos novamente em diversos estabelecimentos pitorescos, e são muitos, ao longo da rota. 



Dá para fazer em 1 dia? 

         Corrido mas dá, não recomendamos!

         Tudo vai depender do teu orçamento e disponibilidade de tempo.  São muitas as cidades e paradas ao longo da rota. Se quiser, pode programar 1 semana apenas na Alsácia. Não irá se arrepender!




Principais Uvas cultivadas na região:


     Riesling: vinhos secos e aromáticos.

     Gewürztraminer: vinhos intensos e especiados.

     Pinot Gris: vinhos encorpados e frutados.

     Muscat: vinhos frescos e florais.


Eventos e Festividades

     Colmar: feira de vinhos em julho/agosto.

     Festival do Vinho de Eguisheim: celebração anual em agosto.



Gastronomia Local

    Combinação perfeita de vinhos e pratos típicos. Choucroute, tarte flambée, e foie gras harmonizam bem com os vinhos da região. 




Dicas de Viagem


     Melhor época para visitar: primavera e outono;

     Alugue bicicleta ou carro para explorar a rota;

     Reservar degustações com antecedência;

     Os restaurantes fecham as 13:30. Se chegar as 13:15, não será entendido. Não adianta insistir, você não está no Brasil!

     Eles não usam azeite na pizza deles. Se pedir, esteja preparado para receber um sonoro: NÃO do Garçon, e está tudo bem. Lá é assim!

     Domingo a maioria dos lugares é fechado. Tente fazer a rota de terça a sábado. 

     Dicas de restaurante, na recepção do hotel, é infalível. Pergunte para a recepcionista, para nós, funcionou muito bem.

     Eles são receptivos, basta apenas seguir as regras que estão lá, desde o império romano! Não tente mudar a história, apenas desfrute!!!


  A Rota dos Vinhos da Alsácia oferece uma experiência única e enriquecedora para amantes do vinho. Beleza cênica, vinhos de classe mundial, e rica herança cultural garantem uma viagem inesquecível