VANTOROSSO VALPOLICELLA CLASSICO D.O.C. 750ml
- Estoque: Esgotado
- Marca: VANTOROSSO
- Modelo: VANTOROSSO VALPOLICELLA CLASSICO D.O.C. 750ml
- em 3x de R$80,00 sem juros
- ou até 12x de R$25,25
Vantorosso nasceu do encontro entre um piloto de sucesso, Vanni Pasquali e o saudoso Franco Allegrini, amigo de longa data e grande produtor de vinho de Valpolicella. Franco, o Maestro, era proprietário da Allegrini Estates, que após seu falecimento, passou para os cuidados de sua família.
Vanni é piloto de rally e de testes de carros. Um campeão de corridas.
Sua história é um caminho de sucesso, feito de perseverança e ambição, o que transferiu para este novo projeto vitivinícola: VANTOROSSO!
Vantorosso nasce de uma história de amizade e colaboração que levou um homem, com orgulho, a reviver um lugar há muito abandonado, relata Vanni: "Depois de uma corrida com meu amigo Franco nas colinas de Montalcino, na Toscana, olhei em volta e disse o quanto gostava dos vinhedos e das colinas suaves da Toscana. E aqui ele respondeu: 'Você também pode cultivar sua terra e fazer seu próprio vinho.' Na minha vida sempre senti uma forte ligação com o meu pai. Tenho memórias fragmentadas e distantes, mas a memória de um lugar é precisa: uma casa de fazenda no vale Fumane, em Valpolicella Classica, cercada por bosques incultos e ensolarados. Voltei e depois de um tempo decidi que esse seria meu novo desafio."!
FICHA TÉCNICA
Vinho: Valpolicella Classico D.O.C.
UVAS: Corvina Veronese 50%, Corvinone 45% Rondinella 5%.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Fumane di Valpolicella, município da Valpolicella clássica, zona histórica montanhosa.
ALTITUDE: 350 - 400 m acima do nível do mar
EXPOSIÇÃO: Sudeste.
TIPO DE SOLO: muito variado, predominantemente argiloso, calcário e rico em esqueleto (pedras e rochas).
SISTEMA DE PLANTIO: Simples Guyot.
DENSIDADE DE PLANTA: 5.000 videiras/ha.
COLHEITA: A colheita manual, começa nos últimos dez dias de setembro.
VINIFICAÇÃO: este Valpolicella é vinificado em tanques de aço, à temperatura controlada a 25/30 ° C, por uma duração de cerca de dez dias.
ENVELHECIMENTO: ocorre em tanques de aço até fevereiro e finalizado na garrafa por cerca de três meses.
TEOR DE ÁLCOOL: 13,0%
ACIDEZ TOTAL: 6,25 g/l
AÇÚCAR RESIDUAL: 2,8 g/l
PH: 3,25
GARRAFA: 750ml.
PERFIL ORGANOLÉPTICO: o vinho apresenta uma cor vermelho rubi brilhante avivada por alguns reflexos púrpura. Notas de cereja suculenta e rosa vermelha encontram memórias frescas de groselha e uma agradável nota balsâmica. Em boca é rápido e saboroso, com excelente frescura, grande sapidez e bons taninos, em perfeito equilíbrio com a sensação quente e envolvente dada pela componente alcoólica, que acompanha suavemente o final, num agradável regresso de sensações frutadas e florais.
HARMONIZAÇÃO: um vinho dúctil, cuja frescura pode ser apreciada com uma travessa de aperitivos mistos, mas com um bom corpo que o torna capaz de acompanhar com elegância primeiros pratos à base de massas frescas com molhos de carne, tanto tintos como brancos. Para uma harmonização inusitada, sirva-o a uma temperatura mais fresca, cerca de 12°C, com um prato elaborado de peixe vermelho.